Se bem se lembram, há uns posts atrás eu falei da nova série da Sic e quando li sobre a mesma apercebi-me logo das semelhanças com Twilight. Ora, não disse nada até hoje porque quis ver se lia em algum lado que a Sic tinha alguma espécie de contrato com a Summit que aprovasse as referências constantes ao filme. Acontece que ainda não descobri nada, mas após hoje ter sido assolada por uma valente dor de estômago após ter visto a série, vejo-me na obrigação de dizer que: SE AQUILO NÃO É PLAGIADO, PARECE BEM QUE O É!
Entre estes dois últimos episódios vi cenas a repetir o filme quase a papel-químico: desde a conversa no bar, desde o nome da personagem feminina principal (Isabel/Isabella), desde a parte em que o Afonso (nem sei porque é que, já agora, também não é ele, Eduardo) a salvá-la dos bad guys, desde a parte em que ela lhe pergunta o que lhe aconteceu aos olhos.
Claro que há pormenores que são mesmo portugueses, como o clube das virgens ou lá o que é, que mete dó. E há mesmo disso nas escolas portuguesas? É que também parece uma imitação dos Celibacy Clubs espalhados pelos liceus Americanos.
E há quem diga que sim, tem semelhanças ao filme, mas que o filme tem apenas uma hora enquanto a série dura vários episódios. E isso faz da série o quê? Uma inovação?!
Ah e tal lá porque os vampiros estejam na moda, não significa que Portugal tenha de fazer cópias rascas para animar as miúdinhas raparigas que andam loucas com o Edward.
Mas isto não é um crónica de apenas mal-dizer... E a série da Tvi?
Eu confesso: não vejo novelas da Tvi, não vejo morangos, nem vejo muita Tvi sequer, mas o Destino Imortal, que tive o acaso de assistir, é muito bom e até é pena ser uma mini-série.
Não deixa de ser fictício, mas tem uma quota parte de excelente criatividade.
Mas quem me tira The Vampire Diaries, tira-me tudo. É, sem sombra de dúvida, das melhores séries sobre vampiros. Leva-me quase, quase, a esquecer a Saga Luz e Escuridão, por ser muito mais cativante, emotiva e interessante.
E tem um Stefan. E um Damon. O que são pontos positivos.