domingo, 23 de janeiro de 2011

do sufrágio.


Hoje foi dia de eleições, tema mais que falado nesta blogosfera e por todos os telejornais da televisão portuguesa.
Eu fiz parte das mesas de voto, como já faço há algum tempo, é um trabalho algo cansativo mas dá gosto fazê-lo porque, quanto mais não seja, estou a trabalhar pelo meu país. Em algo que muitos dos meus antepassados lutaram por ter: direito ao voto.
Isto sim, é toda uma ideia bonita da coisa, não fossem os números horríveis que tivemos nestas eleições. Ainda fiquei numa sala que foi uma correria imparável durante todo o dia, isto porque na sala onde estava correspondia, mais ou menos, à faixa etária de 45 a 65 anos. E deu-me orgulho imenso ver pessoas já mais idosas irem votar, apesar de terem dificuldades motoras, porque têm orgulho de ter poder de voto. Poder de voz. E desiludi-me ao ver que a sala que correspondia à minha faixa etária teve pouca afluência. Acredito piamente, e contra mim falo, que os jovens de hoje em dia não conseguem apreciar aquilo que muitos lutaram e sofreram por ter. Queixam-se do país em que estão, das escolhas que têm de fazer porque não há saídas, mas quando lhes é dado a oportunidade de fazer alguma coisa contra isso, ignoram por completo.

Eu votei, cumpri o meu dever cívico, e agora sinto-me satisfeita por ter feito o trabalho que fiz. Levantei-me com as galinhas e cheguei a tarde e más horas, mas valeu a pena.

1 comentário:

Castiel disse...

Eu subscrevo tudo aquilo que disseste e assino por baixo. Acho rídiculo as pessoas ficarem em casa porque acham que o pais está mal, mas então se está mal que fizessem alguma coisa, por muito pequena que fosse. Tive uma discussão com a minha cunhada porque ela pensa da mesma maneira que milhares de portugueses "não concordo com este sistema, não vou votar, vou-me abster" NAO MINHA GENTE, se querem não concordar com o sistema votem em BRANCO, votar em branco e ficar em casa não é a mesma coisa, NÃO É!!! uma coisa é ficar em casa a dormir e a ver o Só Visto com aquela perua, outra coisa é ir votar em branco e deixar REGISTADO EM PAPEL, o nosso descontentamento. Enfim.