segunda-feira, 31 de agosto de 2009

I'm Done With Poetry

Comecei a escrever com 8 anos. Foi nessa idade que numa aula da terceira classe descobri que era nas palavras que me encontrava.
E ontem depois de me ter derretido com a Juno e com a banda sonora do filme, apercebi-me que a vida não é poesia.

A vida não é um poema. A vida não rima.
A vida são vários versos que vamos organizando em estrofes. Há palavras que rimam, outras que nem por isso.
A vida não tem esquemas de abba/abab.
A vida tem todas as letras do alfabeto e somos nós que com uns pós de perlimpimpim vamos construindo magnificos edíficios.
Às vezes apagamos erros ortográficos, outras vezes desenhamos na margem da folha.
Há um tempo para tudo, mas nunca aprendemos a manejá-lo de forma a tirar proveito dele.

Tenho para mim que cheguei a um ponto em que me é dificil escrever poesia.
Talvez porque não me reveja nela. Talvez porque lhe perdi o jeito. Talvez porque tenha perdido o jeito de escrever sobre o amor e não tenha mais nenhum assunto relevante.
Depois há aquela imagem de poeta vitoriano em mim - um(a) Wordsworth que não desdenha e nem quer comprar que arranha frases algo clichés.
E isso irrita-me.

2 comentários:

Pedro Miguel disse...

Estás a meio caminho. :)
Eu também já me fartei de escrever poemas durante quase 2 meses penso eu, e no final voltei aos meus textos enormes. Mas volta e meia, ainda faço umas rimas. ^^

Não precisas de fazer poemas sobre o amor. Podes escrever sobre coisas e o que sentes. Penso que era assim que os nossos antigos réis da escrita faziam. :)

A vida é mais do que poesia.
Tenho um post, já não me lembro do nome, em que escrevo em espécie de poema (acho eu) e fala sobre a vida em forma de poema.

João Pinto Costa disse...

Sim...a banda sonora do Juno é brutal.Melhor que o filme para mim.

http://maildeumlouco.blogspot.com/