segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Eu não falei da Beatriz e sinto-me culpada

E todos perguntam:mas qual Beatriz???


Caríssimos leitores, eu pessoa extremamente letrada (e vocês nem imaginam o quanto) fui assistir, há coisa de duas semanas, à peça "De Homem para Homem". Contudo, a azáfama tem sido tanta que acabei por não conseguir escrever a minha opinião.
Ora portanto a Beatriz ali de cima é a Beatriz Batarda, a actriz mais fenomenal que alguma vez vi em palco!
Num parágrafo só, isto porque a memória acabou por apagar alguns pormenores, quero apenas dizer que o que era para ser um monólogo...não o foi! Acabei por ser envolvida naquela atmosfera que reportava à evolução de um Alemanha através do tempo e a própria actriz, numa sucessão de vozes e movimentos, fazia correr a nossa imaginação... E nessa, ela não estava sozinha em palco! O que se veio a comprovar no fim quando um coelho apareceu para actuar.
Para quem me está a ler e como não quero que fique perdido, o plot da acção revolve na história de uma mulher que se vê viúva e se decide passar pelo marido. E foi assim que inúmeras peripécias criaram uma peça fantástica, em que tanto nos entristecíamos ,como nos ríamos. Até a própria Beatriz Batarda parava por momentos para se rir. (é que houve momentos que ainda hoje acredito terem sido proporcionados por um fantástico improviso que fez com que se soltassem gargalhadas).
A noite apenas acabou com um morcego (com semelhanças a um Christian Bale portuense e teatral) e que não costuma dar (oxalá o Bale dê...).
E não é que acabei por falar em morcegos?

E agora que falei já me sinto melhor! =P
Deixo aqui uma citação que muito me fez pensar na aula de Inglês do Sábado seguinte às ricas 8h30 da manhã:



" (...) O teatro é uma arte política. (...) O teatro é uma espaço de encontro onde os cidadãos são confrontados com os seus medos e os seus sonhos. É um espelho que nos põe em questão, que nos proporciona um momento mágico e lúdico onde podemos reflectir sobre a nossa condição humana através da imaginação. O teatro tenta ajudar-nos a pensar com o coração nas mãos e a vencer as nossas ansiedades, para que possamos recuperar a confiança na nossa capacidade de construir um sonho. "

Carlos Aladro e Beatriz Batarda



É que, resumidamente, eu vivo estas palavras.

3 comentários:

Ferdinand disse...

I like to move it move it!

Momento mais hilariante que passei dentro daquela sala. Acho bem teres feito este post, porque a Beatriz merece ser relembrada novamente...Vamos parar para a relembrar.

..
..
..
..

Tá relembrada. Eu "não costumo dar" grandes elogios, mas ela merece-os.

Beijinhu numero 9

anonimo disse...

Um Bom Ano NOvo de 2009, para ti!

Pedro disse...

Há que saber viver as letras e não as palavras ;-)

bjs com charme