domingo, 10 de fevereiro de 2008

Querer ser Personagem

É espantosamente aterrador como a dor é uma força sobrenatural capaz de açambarcar qualquer coração momentaneamente feliz.
Vem devagar, devagarinho, escondida nas bermas do de repente, nas sombras do sofrimento e ataca destemida sem pedir licença ou sequer avisar.
Tenho medo da dor, medo de não a conseguir aguentar.
Tenho medo da mágoa, da tristeza, de chorar.
Perder a adoração à vida, perder o amor e calor daqueles que me são queridos é, para mim, inconcebível. Amo demasiado o mundo, amo demasiado os dias, amo demasiado a vida.
Amo demasiado tudo para ser uma magoada e triste filha de Deus.
Vejo-me agora nesta hora, depois de ter descoberto que a dor realmente existe, uma menina frágil e tímida.
Essa menina tem receio de que um dia todas as suas esperanças se tornem vãs e que os seus sonhos não se concretizem. Tem receio de perder tudo aquilo que a enriquece e que, um dia, toda a sua existência acabe levando para longe a sua alma, espírito e equilíbrio.
Tenho medo de chorar. De mostrar toda a minha tristeza como o mais comum dos mortais.
Eu sei que sou especial e sei que há dias em que nada me atinge.
Contudo, o medo consome-me a respiração quando penso que existem 365 dias num ano e 24 horas num dia.
Encolho-me ao pensar que um dia possa vir a perder o meu sorriso.
Tento viver agora, sorrindo, dando tudo para aproveitar e tirar partido de tudo o que possuo.

Porque sou feliz e serei feliz.
Porque eu sou eu e não quero ser mais ninguém.


( Escrevi este texto no dia 20 de Outubro de 2007 após ter lido o conto "Morreste-me" de José Luís Peixoto.
Agora ao relê-lo não consigo deixar de o ver como uma grande contradição, mas que ao mesmo tempo, mostra o meu estado de espírito quando acabei de ler aquele pequeno livro.
Penso que sou assim, "poeta de sonhos e de palavras descabidas", porque me deixo sempre influenciar por qualquer livro que leia.)

Quero sempre ser personagem... =)

2 comentários:

Anónimo disse...

se perdes o sorriso eu zango-me à séria! =)
**

Ju disse...

Porque quem ama ler deixa sempre que na sua alma fique guardado um pouquinho de cada personagem. E é desses bocadinhos que vamos guardando que nos fortalessemos e aprendemos a ser cada vez mais nós próprios. E a vida é isso mesmo, uma eterna contradição de pensamentos e sentimentos!

Gostei do texto :)