quinta-feira, 26 de agosto de 2010

ultimamente não tenho tido nada de novo sobre o que escrever...

... por isso decidi partilhar as palavras deste Senhor, José Saramago:



(...) " Fica, enquanto não fores, será sempre tempo de partires, Porque queres tu que eu fique, porque é preciso, Não é razão que me convença, Se não quiseres ficar, vai-te embora, não te posso obrigar, Não tenho forças que me levem daqui, deitaste-me um encanto, Não deitei tal, não disse uma palavra, não te toquei, Olhaste-me por dentro, Juro que nunca te olharei por dentro, Juras que não o farás e já o fizeste, Não sabes de que estás a falar, não te olhei por dentro, se eu ficar, onde durmo, Comigo. Deitaram-se, Blimunda era virgem. Que idade tens, perguntou Baltasar, e Blimunda respondeu, Dezanove anos, mas já então se tornara muito mais velha. Correu algum sangue sobre a esteira. Com as pontas dos dedos médio e indicador humedecidos nele, Blimunda persignou-se e fez uma cruz ao peito de Baltasar, sobre o coração. Estavam ambos nús. Numa rua perto ouviram vozes de desafio, bater de espadas, correrias. Depois o silêncio. Não correu mais sangue.
    Quando, de manhã, Baltasar acordou, viu Blimunda deitada ao seu lado, a comer pão, de olhos fechados. Só os abriu, cinzentos àquela hora, depois de ter acabado de comer, e disse, Nunca te olharei por dentro. "
(...)


in Memorial do Convento

2 comentários:

Unknown disse...

Andas a ler Saramago? (:
Ai isto lembra-me tanto o secundário :D :D
Fiquei com saudades,quando puder vou reler!

Tânia disse...

Bonito texto desse grande escritor. Ainda não li esse livro mas está na estante :)