domingo, 24 de janeiro de 2010

O Ano do Pensamento Mágico

Nunca antes me tinha emocionado numa peça de teatro nem nunca tinha sentido os olhos marejados de lágrimas como hoje.

Fui ver O Ano do Pensamento Mágico porque a minha mãe me disse que gostava de ir. Eu não estava com ideias, mas quando a minha mãe me disse que até gostava de ver a Eunice Muñoz em palco... Pensei duas vezes. Até porque a minha mãe não é muito dada a teatros, logo se ela me disse isso, então porque algo de bom estava guardado.

E esteve! Pensava eu que um monólogo com uma senhora de 81 anos fosse ser uma coisa um bocado cansativa, apesar de ser a actriz que é... Até porque, na semana passada, no meio das palavras do João Reis a verdade é que fiquei um pouco cansada.
Mas desenganem-se!
Eunice Muñoz mostrou-me hoje porque é que é a maior actriz Portuguesa. Ela é uma chama viva em palco.
Pronuncia cada palavra, cada frase com as maiores emoções, deixando que se perpetuem imagens únicas na nossa mente. E, lentamente, vamo-nos envolvendo na quela história daquele ano do pensamento mágico, daquele ano em que se ama mais do que apenas mais um dia e sofremos com a dor da perda, da ausência.

Mal as luzes se apagaram sussurrei ao ouvido da minha mãe:

Adorei, foi magnífico!

E foi mesmo isso que senti, um misto de emoções que englobava uma alegria imensa por ter partilhado esse momento com a minha mãe e de emoção porque sim, a Senhora Eunice Muñoz consegue não só encher uma sala de um teatro numa tarde soalheira de Domingo como também (co)move multidões.


Recomendo-vos. Até dia 31 de Janeiro no Teatro Nacional de S. João.

1 comentário:

Voluptia disse...

Eu nem tenho palavras. Também eu me emocionei, parecia que tinha as imagens na minha mente. Sublime.