sábado, 21 de novembro de 2009

.sexta-feira trágica à força.

Vou-vos falar não de ontem, mas da Sexta-feira passada.
Na Sexta-Feira da semana passada, eu e o meu irmão fomos ver uma peça do teatro amador aqui do municipio. Como a peça era de Anton Tchéckov (Trágico à Força) eu estava mesmo animada, apesar de ser sexta-feira e estar a chover a potes, eu ia mesmo sair de casa.
E lá fomos.
No sítio onde a peça ia estar encenada, eu pessoa comum que não ia maquilhada nem vestida pra matar vi-me dentro de um freak show! Vi mulheres vestidas como se fossem a um casamento de 5 dias, miúdas de 16 anos de calções e com muita maquilhagem e muita pessoa que pensava que ia a um espectáculo qualquer que não um peça representada por um teatro amador.
Ora a peça começava as 21h45 e só entramos as 22h00. Já lá dentro, apareceu o encenador a falar-nos, a dar as recomendações habituais : «é proibído tirar fotos ou filmar o espectáculo. Por favor desliguem os telemóveis e blá blá blá.» (e aqui é que isto se torna bonito) «ah e tal o espectáculo tem a duração de trinta minutos.»
Juro que, neste momento, a minha cara deve ter sido esta: O.o.
«Chiça!» - pensei eu - «Da última vez que vi Tchéckov o espectáculo foi de quatro horas!»
Mas dei-lhe o benefício da dúvida.
Bom, até a luz escurecer pelo menos.
Vestidos de igual e com uma maquilhagem particular aparecia em cena uma espécie de coro. Gostei destes dois aspectos, gostei do jogo de vozes, do jogo de corpos...Até ao momento em que zurraram n vezes seguidas (juro que até pensei sair que até tinha medo que dissessem 'burro' de novo) e que gritavam em vez de projectar a voz.
Para um espectáculo daquela dimensão o texto estava bem adaptado, havia partes da encenação que até gostei, havia lá um punhado de actores que até me convenceram, mas não chegou.
Eu sei que ainda sou muito verde nestas andanças, mas eu até tenho um bom conhecimento a nível teatral e nunca iria bater palmas de pé e efusivamente como algumas pessoas fizeram.
Não. Aí já iria ferir o meu orgulho.
E quando saí, meia hora depois, metade das ruas estavam inundadas e viemos para casa a pé.
Foi um final de semana muito estranho.

17 comentários:

Anónimo disse...

Realmente também fui ver essa peça!!!
Foi uma tragédia nunca vi pior... actores amadores da escola EB23 de Avintes parecia aquilo.

Beijo fofa!!!

Unknown disse...

Olá Cathy!

Quando me contaram que alguém tinha criticado a peça de teatro Trágico à Força, representada pelos formandos deste ano do Entretanto Teatro,confesso que fiquei curiosa. E ao ler o comentário elaborado, fiquei bastante satisfeita com as críticas apontadas. De facto, foi uma peça curta, mas temos que ter em atenção que fazia parte de uma acção de formação e não era de todo uma peça de teatro profissional. Quanto ao vestuário do público, é algo que me passa completamente ao lado, por acaso não reparei nos "trajes" das pessoas. Além disso, concordo quando dizes que existiram cenas giras, inclusive o jogo de vozes e de corpos do coro.
Por tudo, um obrigado sincero pela tua opinião!

Fátima Amaral Ferreira (uma das "actrizes" da peça... não sei se daquelas que gostaste)

Cathy Oh disse...

Olá Fátima!

Um obrigada sincero pelo teu comentário! Nunca pensei que uma actriz da própria peça 'descobriria', por assim dizer, este meu pequeno apontamento.
Por isso mesmo e por ter ficado um bocadinho curiosa gostaria que me dissesses quem te falou desta 'crítica' :)
Quanto ao que escreveste, claro que tive em atenção o facto da peça ser um produto de uma acção de formação. Acção essa que equacionei frequentar até, mas que por incompatibilidade não me foi possível.
De facto houve vários actores que eu pensei, na altura, serem muito capazes em palco... Gostaria de saber se serias uma deles, uma vez que não te conheço. :P

Mais uma vez obrigada e um beijinho*

Cathy Oh disse...

Anónimo,

Eu não puxaria tanto a corda uma vez que apesar de ser teatro amador...não deixa de ser teatro, não deixa de ser trabalhoso.
No entanto fiquei com vontade de ver mais trabalhos por parte do Júnior Sampaio, independentemente de algumas escolhas que fez para encenar a peça.

Beijinho e Obrigada :)

Unknown disse...

Hello!

Sinceramente, não interessa quem me falou do teu post, até porque basta chegar ao google, escrever "comentário trágico à força" e aparece o teu blog... foi assim que cheguei lá :)
Devias ter entrado na acção de formação, se calhar percebias melhor os meandros da coisa :)E acima de tudo, irias divertir-te memso muito... adorei a experiência...
Inté...

Cathy Oh disse...

Olá Fátima,

Não sabia disso. lol
Hum, pois devia. Eu andei atrás do texto antes de escrever a crítica, mas não o encontrei.
Acredito quando dizes que se tivesse participado na acção de formação estaria mais dentro do assunto, certamente ainda compreenderia melhor a adaptação do texto. Mas pronto.
Obrigada, volta sempre :)

*

Casa Branca disse...

Também fui um dos que participei,e crítica boa ou má é indiferente o que interessa é que fomos falados.
Todas as opiniões são importantes.
Cumprimentos
Carlos Casa Branca

Anónimo disse...

olá...

com uma hora de atraso??? ahahah
nem vou comentar a tua opinião sobre o espetáculo, só tenho uma coisa a dizer que é: mentir é taooo feio!!! e ao dizeres que a peça começou com uma hora de atraso é o que tu estás a fazer... portanto e como me sinto ofendida por dizeres tal coisa, era bastante decente da tua parte, já que gostas de escrever, fazeres um post a pedir desculpa aos actores da peça e á equipa técnica por tal equivoco da tua parte, porque só pode ter sido isso...

atenciosamente
Tânia Migueis (uma das actrizes)

Cathy Oh disse...

Olá Tânia,

Em primeiro lugar acho que me acusares de mentir é que é uma coisa feia. O espectáculo já foi há imenso tempo, acho picuínhas pegares na hora, contudo se escrevi que entrei com uma hora de atraso devia estar correcta,foi por aí. O que interessa no final não é o produto? A peça propriamente dita?
Logo, como é o meu blog e como eu gosto de escrever, like you say, eu ponho o que quiser.
Pode ser um equívoco, mas só por te achares na posição de exigência de desculpa, não o corrijo.
Para além de que eu sou uma pessoa normal, nenhuma crítica de teatro, logo pouca gente lerá o que escrevo e, aliás, pelos comentários acima referidos...ninguém se queixou da hora.

Obrigada pela atenção e achava conveniente da tua parte começares, também, a escrever sem erros.

:)

Anónimo disse...

nao foi uma mentira...ok que seja então...foi um grande equívoco da tua parte, um equívoco que põe o nome do grupo em causa...ninguem gosta de ver espetaculos que comecem com uma hora de atraso...e nao, não estas correcta, nunca na vida iamos começar com uma hora de atraso.
Exigir?? nao exigi nada...só dise que te ficava bem.
E quanto a muita gente não ver o teu comentário,sobre isso...só tenho de dar graças :)
De facto acho estranho nenhum colega o ter referido...mas é relativo...ficas-te ofendida? pois peço imensa desculpa...quanto aos erros, pelos visto tu tambem os cometes e são bem mais graves que erros ortográficos... =)

Inté...

Cathy Oh disse...

Acho inacreditável que venhas perder tempo para aqui a chatear-me a cabeça porque escrevi a minha opinião sobre uma peça de teatro amador.
Eu acho que não coloco o nome do grupo em causa, aliás, pelas vezes que falo em teatro aqui, até o valorizei.
O facto de ter entrado mais tarde que a suposta hora é uma coisa mínima. Se for preciso e pra ver se ficas contente eu até mudo. LOL

Btw, não fiques com o ego tão enaltecido porque não fiquei ofendida com coisa nenhuma.
E todo o ser humano comete erros, é através deles que aprendemos. Contudo, é por pessoas como tu, que não sabem escrever e dão erros a torto e a direito que este país está como está.

Já agora, qual é o teu nível de escolaridade? É que eu sou Estudante de Teatro.
Vê só lá a coincidência.

:)

Anónimo disse...

O meu grau de escolaridade deve ser bem superior ao teu, visto que eu não vou pegar em coisas pessoais para te atingir, és ridicula.
Inda bem que mudas-te, não fazes mais que a tua obrigação... estudante de teatro? deves ser deves LOL...
E é por pessoas como tu estarem em teatro que a cultura em portugal está como está, enfim.
bemmm...como já tou farta da tua conversa e como já ,segundo tu, mudas-te o tal equivoco, nã volto cá...pa ver isto basta comprar uma revista cor-de-rosa rasca.
bjinhu fofa =)

Cathy Oh disse...

Adoro que chegues toda empertigada e te contradigas: "não vou pegar em coisas pessoais. és rídicula!".
Eu não peguei em coisa pessoal nenhuma, só te perguntei qual era o teu grau de escolaridade. Mas deves ter ficado tão ofendida que atacaste logo.

Ainda bem que não voltas cá. Farta de pseudo-actrizes ando eu.

Duvidas da minha escolaridade, pá, eu duvido da tua sanidade.

Fica bem.

PS: Mudo coisa nenhuma, visto que não faço favores a estranhos para que eles fiquem bem com eles próprios.

Castiel disse...

Adoro como as pessoas são tão corajosas que só vêm para aqui mandar autenticas "bojardas" em anónimo. Agora uma pessoa já não posso dizer o que pensa num blog que supostas "actrizes" ficam todas afectadinhas. Gosto especialmente da parte de "deves estudar teatro deves" como se alguém neste mundo tivesse algum tipo de necessidade de inventar esse tipo de coisas. Sabes ANÓNIMA, por acaso estuda... e é licenciada, coisa que tu não deves ser nem aqui nem na China. Vai "representar" your way out of here. Peace.

Babilonia disse...

Porra... desculpem lá meninos licenciados mas parece que a educação que levaram não foi suficiente para perceberem que ao discutirem de tal forma com alguém que cuja opinião dizem desvalorizar, chegam a ser ridículos. Desculpem.. =X mas é só a minha humilde opinião também.

A autora do blog não estava á espera que descobrissem o blog dela, dá para perceber pela "surpresa". Por isso ela tem todo o direito de criticar, falar a verdade e até distorcê-la, afinal foi uma peça de pouca relevância social, quem é que se iria importar com isso? Os actores amadores? Não, eles não iriam descobrir este blog e mesmo que descobrissem ela é licenciada... logo ninguém iria valorizar a sua opinião quando em comparação á opinião dela. Os amigos ou conhecidos? Pelos vistos a autora do blog tomou o cuidado de olhar para o aspecto alheio e como não viu nenhuma cara conhecida ali.... porque não tem ela o direito de poder mentir ou "exagerar"? vá lá... é o blog dela.

Meninos não licenciados, vejam lá com quem falam... tino na língua pessoas de baixo nível, quem são vocês para pôr em causa a palavra dos licenciados!

BAHHHH... os maiores genios que a humanidade já teve nem sequer frequentaram a educação institucional. Por favor, seria um grande favor que fazeis a vós próprios não apresentar argumentos falaciosos para defender uma ideia, neste caso o facto de uma pessoa não escrever bem ortograficamente ser razão para deduzir que não é licenciada e ser motivo de desvaorização pessoal, tendo como problemática principal a discução DE UMA DÚVIDA RELATIVA AO FACTO DO ESPECTÁCULO TER OU NÃO COMEÇADO UMA HORA ATRASADO.

È necessário aceitar as críticas, negativas ou positivas, mas neste caso, na minha sincera opinião deve ser principalmente valorizada a iniciativa. Se sois amantes do teatro, devereis ter anteriormente participado em peças amadoras, gratifica-as, tanto a nível de produção como do pessoal que quis participar pois faz parte da tua familia. Se achas-te mau e só criticas SEM APRESENTAR SOLUÇÕES(é por esse tipo de atitude QUE O MUNDO ESTÁ COMO ESTÁ), mais vale estares calada. =\ a sério... fazias melhor figura. A sério... fazeres-te superior aos outros é tão feio, quem te educou fê-lo um bocadinho mal, deves ter sido mimada tu.

Cathy Oh disse...

Obrigada Babilonia por vires aqui deixar este contributo. A sério deve ser o post do meu blog com mais comentários.

Eu não quero persistir mais neste post, a sério que não, porque eu escrevo o que eu quero. Eu valorizei a iniciativa, se lerem bem com atenção e sem terem as pedras na mão, reparam que eu ressalvei os pontos positivos. Porque não sou ninguém para oferecer soluções a encenadores que, certamente, sabem muito mais que eu.
Mas lá está, o pessoal hoje em dia anda por aqui para arranjar conflitos, mas tenta sempre ficar bem na fotografia, não é?
Mas se eu comentar, levo com mais um comentário quase a chingar-me. Se eu não disser nada, é porque digo nada. (o que convenhamos também não faz parte do meu ser, porque sempre ensinaram que eu sou como sou e tenho o direito a escrever e a dizer o que bem quero.)
Assim sendo, deixa-me só ressalvar o ponto de que não me conheces de lado algum e não tens o direito de pôr em causa a minha educação. Aliás, não tens nada que ver com isso.

Sim,fiquei surpresa em terem descoberto, mas n é por ter receio que não gostem do que escrevi ou wtv. E não, n tive o cuidado de
ver se conhecia alguém ou nao, pq sejam meus amigos, conhecidos ou desconhecidos eu escrevo o que eu quiser o que eu pensar pq, afinal de contas, como dizes e bem, este blog é meu.

PS: E sabes... Os críticos (e isto é uma coisa que não se aprende na faculdade,aliás, a questão dos erros. LOL) não fazem apenas críticas construtivas. Espera! Não, não me estou a autodenominar 'crítica', mas eu não sou a salvadora da pátria e não posso dar soluções, isso depende do trabalho e dedicaçao das pessoas.

PSS: E a isto se chama 'dar demasiada importância'.

Castiel disse...

Isto é o que se chama de TOTAL RESSABIAMENTO. Eu gostava de ver estas pessoas a levarem uma critica de um jornal em que só lhes faltava arruinar a carreira e dps queria ver o que iam fazer. Secalhar mandava cartas e emails po critico LOL