segunda-feira, 20 de abril de 2009

A Tico ou a Teco.

Sinto-me assim neste momento : não sei para que lado me virar.

Fiquei assustadíssima quando Sábado de manhã me apercebi que não me sentia feliz por ser dia de descanso - ultimamente 'descanso' é palavra que não consta no meu dicionário... Mas não quero vir para aqui queixar-me da minha vida - aliás da vida que tenho porque quero e porque gosto de a ter.

Queria só vri aqui ripostar com a minha grande capacidade - e creio com a de muita gente - de ter a fantástica tendência de exagerar tudo. O que podia ser simples torna-se o maior problema à face da terra; o que podia ser facilmente resolvido é tratado com a maior das complicações; aquilo ao qual podíamos dizer facilmente 'NÃO' torna-se a mais difícil das respostas e é capaz de nos roer o cérebro dias a fio.

E lá está - sinto-me como se tivesse um Tico e um Teco a partir nozes no interior da minha cabeça. Apetece-me deitar tudo ao ar, gritar NÃO nas caras das pessoas e deixá-las abananadas, aliás, apetece-me abaná-las e arrastá-las para a verdadeira realidade que as faz ter os olhos baços!
Ao mesmo tempo, há aquele lado racional, o lado Tico, que me faz estar ali todos os dias de olhar embaciado pela chuva que teima em não passar, o lado que me faz sorrir e dizer 'Sim, claro.Porque não? Oh, desculpa. Sim'.
Baço. Baço. Baço. Longe. Quase sem vida, mas um minúsculo, minúsculo brilho que teima em não morrer.

Já tive vontade de fugir hoje, mas mantive-me de pé, olhos nos olhos do meu touro - o meu próprio touro - que me trava a porta de saída.

E estou parva com a minha capacidade de enfiar tâmias e touros no mesmo texto e andar a pôr príncipes encantados em tudo quanto é post para não permitir que a língua se desprenda e mande tudo o que me tire do sério para... longe.

Há quem chame isto de outra coisa, pra mim é o meu lado Tico e o meu lado Teco, porque tal como a Anne que o Martin Crimp teima em fazer-me entender que eu posso ser como ela - aliás ANNYone pode ser como ela - também eu queria viver um conto-de-fadas ao melhor género Disney.

A verdade crua diz-me agora que isso não existe. E eu olho para a capa preta em cima da minha cama e penso que tenho um mundo não-disney à minha espera amanhã.
E o relógio já marca 1h30.

1 comentário:

Castiel disse...

Eu neste momento acho que pagava pa ter descanso, mas pagava mesmo e n tou a brincar. Desde 6ª k n passo a noite em casa... k me deito as 5 da manha e ando trajada... viva as semanas antecedentes á queima. Kt a mandar berros na cara das pessoas, as vezes é bom... o teu lado k ker fazer isso devia libertar de vez em kd.