segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Mini Culto do Corpo



Ontem decidi praticar um pouco de zapping e acabei por ''cair'' na Sic Mulher onde estava no ar o ''Tyra Banks Show'' e acabei por me deixar ficar e ver um pouco do programa.
Porém, à medida que ia vendo comecei a ficar mais interessada. O programa tinha como tema o culto do corpo pelos mais pequenos.
Quando comecei a ver já o programa ia a meio, mas neste ponto, a Tyra estava a mostrar fotos de pessoas obesas ou com apenas quilinhos a mais a miúdas de 5 a 10 anos e perguntava-lhes o que elas achavam sobre as pessoas das fotos - se precisava emagracer, fazer mais exercício, se seria feliz assim ou como se sentiria.
Na maioria das fotos as respostas eram sempre iguais:

«Precisa de emagrecer.»


ou


« Acho que ela não está feliz assim, é gorda. Para se ser feliz é preciso ser-se magra. »




E mais frases do género.




Fiquei embasbacada!
Mais tarde no programa foi apresentada um menina de 9 anos que media 96 cm e pesava 23 kg. Sim, estas medidas não batem certo. Porquê?
A miúda, vendo a mãe obesa e com vários problemas de saúde recusava-se a comer. Mais, quando crescesse queria ser Modelo, porque « elas são magrinhas e lindas. »
Como é que é possível que crianças pensem no culto do corpo? Deviam era preocupar-se com bonecas e contos-de-fadas! As mães, neste caso, eram uma influência negativa, visto que transmitiam para as filhas, mesmo que indirectamente, as suas inseguranças ou obsessões.
Porém, mesmo assim, isso não é desculpa. A sociedade onde vivemos tem, também, a sua quota parte. Existe em toda a parte um culto do corpo levado aos limites e, por mais, que se chame a atenção para distúrbios alimentares ou alimentações saudáveis, a verdade é que as pessoas não ligam nenhuma e partem com um único objectivo: ser bonita preenchendo todos os parâmetros.
Uma vez li que os gordinhos são sempre os mais bem-dispostos: rir bastante liberta uma hormona que aumenta a vontade de comer. Acredito que esta teoria seja verdade, olhemos por exemplo, o Vasco Santana; o Fernando Mendes ou o Danny de Vito.
Por isso mesmo defendo que é melhor ser-se feliz com uns quilinhos a mais do que ser permanentemente triste por se querer ser magrinha de acordo com o que a sociedade afirma.
Mais ainda, deve-se deixar as crianças fora destas preocupações, essas merecem sim, ser tratadas como o seu próprio nome indica: com carinhos e não com ideias sobre o corpo ou dietas malucas.















4 comentários:

Anónimo disse...

P eu tb vi esse programa! Tipo nas miudas ja desde pequenas q n comem pa qd forem maiores n seresm gordas! :S
Onde isto vai parar! *

Adriana disse...

Prima, é só para o nome da turtle (esta questão do culto do corpo irrita-me profundamente --'):

Tadesco (ou lá como era o apelido do outro xD) ! :D
Para mim é esse :D

Anónimo disse...

ora bem, sugiro o nome do bitxo em homenagem a um grande jogador, k em 1992 protagonizou a transferencia mais cara do mundo à altura (tranferindo-se para o Milão), e as caracteristicas motrizes do animal em kestao:

- o super veloz:



...



...



LENTINI! (com acentuação tónica na ultima silaba :p)

blonde disse...

bem, eu vi este programa e fiquei chocada... mas é o mundo em que vivemos. penso que fazer o culto do corpo e publicitar a perda de peso não sejam coisas más, mas desde que sejam tratadas de forma saudavel. não pedir às pessoas para perderem peso de um momento para o outro, mas de uma forma progressiva de forma que não se entre em dietas malucas nem regimes loucos, mas numa dieta equilibrada com exercicio fisico.